Você sabe a diferença e os benefícios do azeite?

Posted on Posted in Se meu cardapio falasse

Um bom azeite de oliva numa saladinha é tudo de bom, não é mesmo? Mas por que o consumo de azeite tem se tornado tão importante na alimentação?

Tradicionalmente produzido a partir do processo de prensagem de azeitonas, o azeite, além de possuir elementos importantes para o nosso equilíbrio corporal, como ômega-9 e ácidos graxos, é rico também em propriedades para reduzir o mau colesterol e aumentar o bom. Isso mesmo! Apesar de ele ser um ingrediente oleaginoso presente na cozinha, o azeite é um excelente ingrediente que possui ação antioxidante, é fonte de vitamina A, D, E e K, previne doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Além disso, é importante também na produção de células que auxiliam o processo anti-inflamatorio de nosso organismo e ajuda no processo de emagrecimento.

Muito utilizado na culinária mediterrânea e presente em mais de 80% dos pratos, ele permite dar um toque especial em pratos como saladas, peixes,
carnes e massas. No entanto, o seu uso deve ser adequado quanto ao tipo de azeite a ser utilizado. O azeite extravirgem, por exemplo, possui baixa acidez e seu uso é recomendado nas saladas e na finalização de pratos, devendo ser evitado seu uso em pratos que vão ao fogo, pois quando aquecido pode perder suas propriedades benéficas. Já á para pratos quentes, como carnes, o azeite virgem é a melhor opção. Mesmo sendo um pouco mais ácido que o extra, ao ser aquecido seu aroma é ressaltado e seu sabor é mais adocicado.

Referência: http://www.olivae.com.br/blog/3/qual-a- diferena-entre- os-azeites- de-
oliva-virgem- extravirgem-e- refinado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *