Você conhece o vinho Tokaji?

Posted on Posted in Bebidas & Cia

Os Vinhos Tokaji levam o nome da sua cidade natal, localizada no nordeste da Hungria, e são considerados umas das maiores especialidades do mundo do vinho. Isso por serem potentes e carregarem muita personalidade.

Famosos pelo excelente sabor e longevidade que apresentam, os vinhos Tokaji tornaram-se uma exigência das cortes reais européias e chegaram a ser batizados pelo rei Luís XIV como “o rei dos vinhos, o vinho dos reis”.

O nordeste da Hungria é a região de vinícola mais famosa e respeitada no país, pois o encontro de dois rios, somados com um solo de origem vulcânica rico em minerais e o clima quente amenizado pelas cadeias de montanhas ao redor de Tokaji, formam condições ideais para o surgimento do fungo Botrytis cinérea, responsável pela concentração de açúcar nas uvas e proporcionar a origem da podridão nobre.

Na cidade, os vinhos produzidos podem apresentar três classificações: Száraz, que abrange os exemplares secos e produzidos a partir das uvas não afetadas pela podridão nobre. Szamorodni, se refere aos vinhos de colheita tardia, já com uvas botritizadas (afetadas pelo fungo). E a terceira, é responsável pela fama na região, pois apresenta um método de vinificação único e peculiar, denominada de Aszú, essa classificação engloba vinhos produzidos botritizadas que são colhidas e selecionadas individualmente.

Fonte: https://www.mistral.com.br/regiao/tokaji

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *