Padrão em serviços

Posted on Posted in Servicescape, Tendências e Inovação

Você já parou para pensar sobre a necessidade da existência de um padrão de serviços em bares e restaurantes e da falta que isso faz em muitos estabelecimentos? Sabe aquele momento em que o cliente ficou sem o pedido como queria ou que os funcionários começam a se desesperar para atender a demanda? Ou mesmo quando a cozinha vira um caos porque não há organização em sala?

Em companhias aéreas existe esse padrão de serviço. Agora imagine se não existisse? É delimitado a fileira que cada uma das aeromoças atende e como atendem. Começam do canto para as pontas. Se o passageiro dorme, deixa ele quietinho lá. Tem criança? Por que não começar por ela? Começam sempre com a bebida para depois o snack. Primeiro com a segunda fileira e balcon a primeira para organizar o fluxo na sequência. Oras, o carrinho tem que andar.

 

Mas por que isso? Principalmente em restaurantes, há a necessidade da existência de padrão. Padrão é o mesmo que ter normas ou regras para promover o melhor serviço possível, com qualidade e agilidade.

Não que em bares não seja fundamental a existência de um comportamento padrão necessário para atender bem os clientes. No entanto, em bares há necessidade de uma interação maior e diferenciada com cada cliente, menos mecânica e até mesmo mais divertida, para formar a boa experiência que o cliente procura.

Já nos restaurantes, há a necessidade de uma rotina no atendimento muito mais determinada pelo mecanicismo para dar o tom de profissionalismo do estabelecimento. Não apenas na questão de receber, tirar o pedido e servir. Mas principalmente de como fazer isso.

Quem atender primeiro? Atendo crianças ou me reporto aos pais? Atendo todas as mesas possíveis ou há uma quota e um espaço determinado para cada garçom? Padrão. Simples assim.

Toda a empresa do setor de Foodservice deve ter o seu independente do porte e do número de clientes. Já pensou nisso?

Por: Juliana Cândido Custódio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *